Fazer o pré-natal é muito importante e você não deve abrir mão dele. Trata-se de uma série de consultas e exames durante a gravidez que garantem o seu bem-estar e do bebê. Ele também serve para que você conheça seu obstetra, tire suas dúvidas e receba orientações sobre o parto.
Os exames durante a gravidez acontecem mensalmente e, com o passar do tempo, semanalmente. Veja quais são eles:
Hemograma completo
Esse exame é feito na primeira consulta do pré-natal e pode ser repetido no segundo ou terceiro trimestre. Trata-se da avaliação da quantidade de glóbulos vermelhos e brancos.
O primeiro mostra se você está com anemia. Ele é importante porque, com a gravidez, o ferro se dilui com o aumento da quantidade de sangue em seu corpo. Já a quantidade de glóbulos brancos mostra como está seu sistema imunológico.
Glicemia
Dentre os exames feitos durante a gravidez, o exame de glicemia de jejum é um dos mais importantes. Ele indica se há diabetes gestacional ou não.
O diabetes pode trazer sérios riscos para você e para o bebê, por isso, é fundamental fazer esse exame na primeira bateria de exames (junto com o hemograma) e também no 5º mês de gestação.
Sistema ABO e fator Rh
Pedidos na primeira consulta do pré-natal, esses exames mostram qual é o seu tipo sanguíneo.
Sorologia para HIV e VDRL
Esses são os exames que indicam se você é portadora de Aids ou Sífilis. Eles devem ser feitos logo no início da gravidez, pois caso deem positivo, já é possível iniciar o tratamento para evitar a transmissão desses vírus para o bebê.
Reação para toxoplasmose e rubéola
Feitos no início do pré-natal e repetidos no terceiro trimestre, esses exames indicam se você já teve contato com essas doenças, que podem trazer malformação para o bebê.
Hepatite B e C e citomegalovírus
Feitos no primeiro e no terceiro trimestre, mostram se você está com essas doenças, que também prejudicam o bebê.
Urina
Repetido em todos os trimestres, o exame de urina mostra se existe alguma infecção urinária, ainda que assintomática. Muita gente não sabe, mas a infecção urinária pode causar parto prematuro, portanto, precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes.
Fezes
O exame de fezes indica se você tem algum verme ou parasita. Ele é feito apenas no início da gravidez.
Ultrassonografia
O ultrassom é o exame mais realizado durante a gravidez. Logo que se descobre a gestação, o médico faz um ultrassom para avaliar a idade do feto e calcular o desenvolvimento.
Ele é repetido entre as semanas 11 e 14, agora do tipo morfológico, que mostra como está o sistema nervoso e desenvolvimento de membros. Das semanas 20 a 24, o ultrassom morfológico é novamente pedido.
Na 32ª semana, mais um ultrassom é feito para ver se está tudo caminhando bem para o parto.