As semanas de gestação acabam confundindo muitas mamães de primeira viagem
É muito comum as pessoas perguntarem a uma grávida com quantos meses ela está e aí surge a dúvida: semanas de gestação é o mesmo tempo em meses. A resposta é não e neste artigo você vai entender por que, com exemplos práticos.
Semanas de gestação – como saber ao certo
Hoje em dia, com a tecnologia é possível até calcular o tempo certo por meio de uma calculadora de gravidez, que pede informações, como: dia da última menstruação, quantos dias de atraso do ciclo menstrual. Isso ajuda a determinar a proximidade da chegada do parto.
Além disso, os obstetras contam o tempo de gravidez por meio de semanas em vez de meses. Isso porque as alterações no corpo da mulher e do feto são muitas. E elas acontecem de modo rápido, especialmente na primeira metade da gravidez.
Os médicos contam o tempo de uma gravidez a partir do primeiro dia da última menstruação da mulher. Porém, normalmente a fecundação acontece na segunda ou terceira semana do ciclo menstrual. Apesar de estranho, esse foi o padrão de contagem que os médicos determinaram para saber ao certo o dia do nascimento do bebê.
Um exemplo prático de se entender é: em um único mês ocorrem dezenas de mudanças importantes. Portanto, a contagem por semanas possibilita monitorar com maior exatidão o surgimento de cada uma. Uma gravidez normal dura de 37 a 42 semanas.
Contudo, o tempo só é confirmado a partir da realização do primeiro ultrassom, que permitirá ao médico medir o feto e o saco gestacional. A data do nascimento é marcada quando são completadas 40 semanas, mesmo que o bebê já esteja pronto para nascer a partir da 37ª semana.
Divisão por trimestres
Por outro lado, a gravidez também pode ser dividida em trimestres. O 1º trimestre vai do primeiro dia da última menstruação até o final da 12ª semana. O segundo trimestre vai da 13ª semana até o fim da 28ª semana. Por fim, o terceiro trimestre vai da 29ª semana até o final da gravidez, que vai da 37ª a 40ª semana. Neste período, os órgãos do bebê estão completamente desenvolvidos.
Tabela de contagem
E para quem quer converter semanas de gestação em meses, é só contar que a cada 4,4 semanas você terá um mês completo. A seguir, veja a tabela para entender melhor.
Semanas para meses:
1ª a 4ª semana e meia = 1 mês de gravidez
4ª semana e meia à 9ª semana = 2 meses de gravidez
9ª semana à 13ª semana e 2 dias = 3 meses de gravidez
13ª semana e dois dias à 17ª semana e 5 dias = 4 meses de gravidez
17ª semana e 5 dias à 22ª semana e 1 dia = 5 meses de gravidez
22ª semana e 1 dia à 26ª semana e 4 dias = 6 meses de gravidez
26ª semana e 4 dias à 31ª semana = 7 meses de gravidez
31ª semana à 35ª semana e meia = 8 meses de gravidez
35ª semana e meia à 40ª semana = 9 meses de gravidez
Explicação
1 mês = 4 semanas e meia
2 meses = 9 semanas
3 meses = 13 semanas e 2 dias
4 meses = 17 semanas e 5 dias
5 meses = 22 semanas e 1 dia
6 meses = 26 semanas e 4 dias
7 meses = 31 semanas
8 meses = 35 semanas e meia
9 meses = 40 semanas
Manual do Ministério da Saúde
Por fim, de acordo com o manual prático, desenvolvido pelo Ministério da Saúde e disponível para download, diz que pelo uso do calendário (app) deve-se contar o número de semanas de gestação a partir do 1º dia da última menstruação até a data da consulta. Já a possível data do parto (DPP) equivale ao final da 40ª semana, contada a partir da data do 1º dia da última menstruação.
Foto: Reprodução/Unsplash