Muitas mamães se assombram apenas ao imaginarem a hipótese acima. Mas sim, ela pode acontecer – e é até comum que aconteça nos primeiros meses de vida de seu filho! Afinal, ele está aprendendo a mamar, engolir e respirar, tudo ao mesmo tempo.
Mas então, o que fazer se o bebê engasgar? É preciso manter a calma e agir rápido. Lembre-se que você identificará o engasgamento pela aparência do bebê apenas, já que ele não conseguirá tossir ou chorar (as vias aéreas podem estar fechadas).
Vamos lá:
Identificando o engasgamento
Caso ele consiga tossir ou sinta ânsia, fique tranquila: é sinal de que está passando ar pelas vias aéreas. Deixe que ele tussa para desbloqueá-las.
Caso ele não esteja tossindo, podem sair sons estranhos ou até nenhum som dele. Sim, ele pode abrir a boca sem emitir ruído algum, pode também ficar vermelho ou roxo.
O que fazer se o bebê engasgar?
Identificado o problema, você precisará agir rápido. Se não tiver nenhum objeto na boca dele, siga os passos da imagem abaixo:
- Mantenha o bebê de bruços sobre um de seus braços;
- Posicione a cabeça dele em sua mão, para que fique firme;
- As perninhas dele precisam ficar abertas;
- Bata delicadamente nas costas dele (5 tapinhas);
- Ao mesmo tempo, incline o corpinho dele para baixo, para que a cabeça fique mais baixa do que as pernas;
- Verifique se o líquido (leite) saiu pela boca ou nariz;
- Vire-o de frente para você e faça 5 compressões no peito dele;
- Vire-o novamente de costas e repita as batidas nas costas.
Esse procedimento deve ser tentado por apenas um minuto. Se não der certo, é necessário correr para o pronto-socorro.
E se o bebê desmaiar?
Será necessário fazer respiração boca a boca. Com ele deitado (barriga para cima), incline a cabeça dele um pouco para trás. Coloque a boca sobre a boca e o nariz ao mesmo tempo e sopre. Você também pode tampar o nariz dele e assoprar apenas na boca.
Você deve sentir o peito dele inchar com o ar. Espere voltar ao tamanho normal e continue fazendo isso. Faça duas respirações e 30 compressões no peito, até chegar ao pronto-socorro mais próximo. Durante, abra a boca do bebê para ver se enxerga o objeto ou líquido, facilitando sua remoção.
E mesmo que ele se recupere nessa hora, leve-o ao médico para garantir que todos os cuidados sejam tomados, ok?